sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Criançando - competição poética

Ontem, 27 de novembro de 2015, houve o “Encontro Criançando” na Biblioteca Paulo Leminski do CEU Parque Veredas. Segue um resumo da nossa proposta:

“R. é uma menina de 9 anos, estudante da quarta série da EMEF Maria Clara Machado que diariamente frequenta nosso espaço. É uma garota comunicativa, consulta poucos livros e tem facilidade de memorização de várias letras de canções populares. Um dia, durante o atendimento cotidiano, em conversas com os bibliotecários, ela timidamente, quis mostrar seus textos autorais:
  
‘Meu amor, preste muita atenção
Só quero o seu coração
Não sou bailarina
Mas vou mandar a rima'
  
Desde então R. tem demonstrado cada vez mais seu interesse poético. No entanto, esse assunto não é partilhado com amigos e familiares. Convidamos, por isso, sua classe para explorar o assunto em uma visita à biblioteca. Na ocasião, conversamos também sobre as características do local, suas diferenças em relação à sala de leitura e vários outros temas pertinentes a nossa programação Cultural Mensal, este mês voltada para temática da “Consciência Negra”. Além disso, realizamos uma competição poética, quando cada participante poderia recitar ou ler um texto enquanto demais colegas deveriam adivinhar questões sobre seu conteúdo, tais como: é uma canção ou poema? Qual a autoria? Como é seu contexto de acesso e etc.?"

Competição poética

Competição poética


Competição poética

Competição poética

Competição poética

Competição poética

Competição poética

Competição poética

Competição poética


Ao final do encontro, foi enviada aos pais uma carta de apresentação da Biblioteca Paulo Leminski e considerações sobre a importância do envolvimento deles na socialização de leitura das crianças:


Carta aos pais


Abaixo, alguns trechos dos repertórios poéticos partilhados, material para todos os gostos, Poemas, Funks, Musicais, entre outros:

“Não tenha medo em dizer que tu é preto
Não tenha espanto em dizer que tu é branco
Não seja omisso em dizer que tu é índio
Nos toca-discos corre sangue nordestino...”
(Poema Periafricania. Gaspar Z'África Brasil)

“Cara de menina e toda Charmosa
Jeitinho de princesa, toda carinhosa”
(Funk Jeitinho de Princesa. Louvadeira Sacerdote)

“O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé de gato”
(Musical Do Chico Buarque. História de uma gata)


Nenhum comentário:

Postar um comentário