terça-feira, 5 de maio de 2009

Retratos da Leitura no Brasil [1]

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro, em sua segunda edição (2008) revela informações significantes sobre a relação dos brasileiros com o livro. É de fundamental importância para os gestores de políticas culturais em todas as esferas de governo, para editores e mediadores da leitura (bibliotecários e educadores sobretudo). Apresentaremos alguns dados da pesquisa. A íntegra pode se obtida no endereço www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/48.pdf.

QUEM SÃO OS LEITORES DE LIVROS NO BRASIL
  • 95,6 milhões (55% da população estudada) declaram ter lido pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses (outros 6 milhões leram em meses anteriores e não foram computados).
  • 47,4 milhões (50%) dos leitores são estudantes que leem livros indicados pelas escolas (inclusive didáticos).
  • 6,9 milhões (7%) dos leitores estavam lendo a Bíblia.
  • Um terço dos leitores afirma ler frequentemente.
Percebe-se que a escola é a grande promotora da leitura. E, portanto, é fundamental que saiba como promovê-la de forma prazerosa. É preciso que os professores sejam habilitados para o trabalho com a leitura, assim como a participação de outros mediadores no ambiente escolar e a existência de bibliotecas escolares bem equipadas.
A finalidade religiosa, sobretudo com o crescimento das igrejas evangélicas, tem incrementado a leitura, propiciando um maior domínio das habilidades requeridas e, até, uma maior procura pelos cursos
de educação de jovens e adultos.

LEITORES E ESCOLARIDADE

São leitores:
  • 9% dos que têm até a 4ª série do Ensino Fundamental
  • 27% dos que têm de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental
  • 37% dos que têm Ensino Médio
  • 55% dos que têm Ensino Superior
Pode-se constatar o que já se desconfiava: quanto maior a escolaridade, maior o índice de leitor.

O QUE OS BRASILEIROS GOSTAM DE FAZER EM SEU TEMPO LIVRE
(Respostas estimuladas em que podia escolher várias opções)






Nenhum comentário:

Postar um comentário